quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um Cheirinho de Lisboa!!

Páscoa em Delft! Decidi não ir a Lisboa (alias a ida a lx sera daqui a umas semanitas), mas não passei a Pascoa sozinha! Pois é, a Cris veio fazer-me uma visita por quase uma semanita! Tão bom ter visitas! Soube mesmo muito bem estes diazinhos!

Foram dias intensivos, sempre a passear de um lado para o outro mas valeu a pena. Um pequeno resumo:

Dia 9: na noite anterior (4ª feira) foi noite dos bares eramus e como nao podia deixar de ser tive de mostrar à cris o que se passa nessas belas noites (nada de especial.. mas e tradicao). Bom, acordamos nao muito cedo e por isso ficamos por perto: fomos ver o mercado na praça principal de Delft (Market) e durante a tarde fomos Den Haag (Haia). Visitamos também o museu do Esher. Muito bom! Eu que nao sou nada apreciadora de arte, gostei bastante!! À noite preparamos uma jantar portugues em casa do Dani (com bacalhau que ainda tinha ca em casa desde que vim de lisboa no Natal lol!)

Dia 10: Tivemos o dia todo em Amesterdao! Fizemos as rotas habituias: Dam, Red Light District, NiewMarket mas também visitamos uns bairros mais de habitação social perto da estacao (para hbitacao social nao estao nada mal.. o sitio era bastante agradavel, claro que as pessoas que o frequentavam e que tinham um aspecto mais duvidoso). Desta vez, fui mais para sul, onde ainda nao tinha estado: Museumplein (onde estao as letras I AM STERDAM) e Leidseplein. Gostei bastante desta zona de amesterdao, principalmente da zona da museumplein, é mesmo agradável de se estar e ainda por cima esteve um calor durante o dia todo! Teve-se mesmo bem!!

Dia 11: sábado! De manha fui mostrar a universidade a cris e o market em delft(que ha todos os sabados), demos uma voltinha rapido ali pelo centro. De tarde Roterdao! Como acho que ja tinha dito, nao gosto muito de roterdao. Acho uma cidade demasiado confusa e nada agradavel para se viver. Os predios nao encaixam visualmente uns nos outros o que torna a cidade desconfortavel. Ponto positivo: a vida cultural e nocturna. Chegamos a conclusao que a cidade é bastante jovem em termos de populacao (a marioa das pessoas tinha entre os 17 e os 30/40). Descobrimos que estava haver um festival de musica com diversos concertos espalhados pela cidade. Resolvemos comprar o bilhete e ficar por lá durante a noite! (ainda encontramos por la a espanholada) Nao vimos mts concertos, mas assistimos a 2ManyDjs, mt bom mesmo!

Dia 12: o domingo de pascoa foi para descansar. Ficamos por Delft e fizemos uma visita mais afundo pela cidade.

Dia 13: Acordámos cedinho e fomos para Utrech. Adorei a cidade! Diferencia-se bastante de Delft e de outras cidade que ja fui aqui na Holanda. Nao esta tao estruturada, ou seja, as ruas nao sao so paralelas ou perpendiculares como em Delft. Também tem vários canais pela cidade e alguns deles têm um passeio mesmo junto à agua (mais abaixo do nivel da estrada) com bares, cafes e casas! Uma cidade onde também me via a viver =) De tarde, como ainda tinhamos tempo e ficava a caminho de casa, paramos em Gouda, a cidade dos queijos. É bastante pequena (talvez ate mais pequena que Delft). É também tipica holandesa, predios baixinhos, uma grande praça central, agradavel para passear e para quem aprecia queijos, dizem que sao os melhores.

Dia 14: foi dia de partida para a cris e para mim começou outra semana de trabalho!



Fotos ao lado!

Sem comentários: